sábado, 19 de maio de 2012

Casamento - o significado de cada símbolo


A cerimônia
A cerimônia de casamento surgiu na Roma antiga. O ritual da noiva se vestir especialmente para a cerimônia veio de lá e virou uma tradição. Foi em Roma que aconteceram as primeiras uniões de direito e a liberdade da mulher casar por livre vontade.
Alianças
Vem da tradição cristã, desde o século XI, e que era colocada no terceiro dedo da mão esquerda, pois acreditavam que nesse dedo havia uma veia que ia direto para o coração.
Vestido de noiva
O vestido branco para o casamento, que foi adotado em todo mundo, veio da Inglaterra, através da rainha Vitória em sua união com o primo, príncipe Albert. A rainha Vitória pediu-o em casamento, porque naquela época não era permitido fazer um pedido desses a uma rainha, então a rainha não teve alternativa, a não ser ela mesma pedir o príncipe em casamento.
Véu da noiva
O uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia e que foi criado para proteger a noiva de mau olhado e também de outros possíveis admiradores.
As flores do caminho
Os antigos romanos tinham o costume de atirar flores no trajeto da noiva, acreditando que as pétalas fariam a noiva ter sorte e que teria mais carinho para dar ao marido.
A tradição de ter padrinhos
É na realidade, um costume que remonta à antiguidade quando se escolhia um bom amigo, na maioria das vezes um guerreiro tribal, para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores, conhecidos por rondarem o local da cerimônia. O padrinho era tido como um guarda-costas.
A posição do noivo e da noiva
A razão de a noiva ficar sempre do lado esquerdo do seu noivo tem sua origem entre os anglo-saxões. O noivo temendo um ataque dos dragões e outra ameaça deixava sempre o braço direito livre para sacar a sua espada e proteger sua amada.
Chuva de arroz
É um ritual chinês. Na China Antiga, a mais de 2000 anos antes de Cristo, o arroz já era tido como símbolo de fartura. O hábito de atirar alguns grãos de arroz sobre os noivos, após a cerimônia nupcial, vem da Antiguidade. A tradição teve origem na China, onde um Mandarim poderoso quis dar provas de vida farta, e fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma chuva de arroz.
Lua de mel
A palavra lua de mel tem sua origem nos casamentos por captura. Era assim: um homem apaixonava-se por uma mulher, capturava a amada (muitas vezes contra a sua vontade) e a escondia por um mês (de uma lua cheia até a outra) em algum lugar afastado. Durante esse período, eles bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel, até que ela se rendesse à sua sorte. Daí o nome "lua de mel".
Chá de cozinha
Há muitos anos atrás, surgiu o chá de cozinha, porque um pobre moleiro holandês ficou apaixonado por uma rica donzela. O pai da virgem desaprovou o casamento e recusou-se a financiar a união dos dois. Os amigos do moleiro organizaram, então, uma festa improvisada, antes do casamento onde numa atitude de carinho e amizade, juntaram-se e ofertaram a eles alguns itens que ajudariam a mobiliar a casa. Iniciando assim a tradição dos amigos colaborarem na montagem da casa nova.
Amêndoas
O hábito de presentear com amêndoas seria originário da Itália. Os italianos acreditam que essas sementes trazem felicidades aos noivos. Tradicionalmente, são oferecidas cinco amêndoas, envolta num tule. Elas representam saúde, riqueza, vida longa, fecundidade e felicidade.
Bolo
Uma antiga tradição romana mandava partir um pão na cabeça da noiva, para simbolizar fertilidade e abundância. Entre os britânicos na idade Média, os convidados traziam pequenos bolos que eram colocados uns sobre os outros numa mesa. Os noivos então, se beijavam por cima de tudo. O primeiro bolo em “andares” teria surgido na França, inspirado nessa tradição.
Buquê
Cada flor tem um significado: o lírio, pureza; as rosas vermelhas, o amor; hera representa a fidelidade; violetas, a modéstia; flores de laranjeira dão fertilidade e alegria ao casal.


... é de livre e espontânea vontade que o fazeis? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário